domingo, 20 de março de 2011

Moda Grega



A Grécia continua a nos inspirar muito. Na literatura, filosofia, arte, mitologia, jogos olímpicos e no culto ao corpo. Na moda, estamos vivendo um momento de consolidação da tecnologia, criação e diversidade de estilos. Há sempre um movimento e um contra-movimento que impulsionam as novas tendências.
Temos sido testemunhas que as passarelas, vitrines, revistas de moda, lugares glamorosos e calçadas dos centros fashion de todo o mundo apresentam um mix de estilos, cores, formas que confundem a todos que querem identificar a nova ordem na moda. Cores escuras, branco e preto de um lado e cores cítricas de outro; listrado, xadrez, bolas e figuras geométricas; laços, babados, drapeados e rendas; da cintura anos 50 (new look) até as cores e estilos dos anos 80. Ao me deparar com todas estas informações, nas coleções das principais marcas apresentadas em NY, concluí que vivemos um resumo da pujança da moda. Sinto como se tivéssemos no auge, no momento máximo de investimento financeiro, tecnológico, de estilo e criatividade.






A força das deusas gregas é tamanha que ficamos surpresos com a revelação da importância da mulher na Grécia antiga. Quem nos proporcionou tal conhecimento foi uma exposição organizada por Alexander S. Onassis Public Benefit Foundation; Helenic Ministry of Culture e National Archeological Museum, Athens. Através da exposição que vimos em New York – Worshiping Women – Ritual and Reality in Classical Athens, aprendemos que ao contrário do que lemos nos livros e ouvimos nos cursos sobre Grécia antiga, que as mulheres não eram nada, nem cidadãs, elas tinham um papel preponderante na administração dos templos, dos ritos e festividade, das casas dentre outras atividades. De fato, as mulheres não podiam falar nem votar nas assembléias, tampouco sentar-se em um júri diante de uma corte, mas através da arqueologia provou-se que elas tinham um importante papel nas atividades religiosidade e vida privada.
A exposição que se encerrou em 9 de Maio de 2009, apresentou estatuas e objetos arqueológicos que fazem parte do acervo de Onassis e relatam a reconstrução histórica do papel feminino na Grécia Clássica, a começar pelas deusas Athenas, Artemis, Demeter e Aphrodite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário